Frente Parlamentar pela Celeridade na Adoção de Bebês é lançada na Alesp

LUIZ RHEDA

Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (14/9) marcou o lançamento da Frente Parlamentar pela Celeridade na Adoção de Bebês na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento, que aconteceu em ambiente virtual, foi presidido pela deputada Janaina Paschoal (PSL).

Embora haja cerca de 36 mil pessoas interessadas em adotar uma criança no Brasil, ainda existem quase 34 mil crianças e adolescentes vivendo em casas de acolhimento por todo o país, de acordo
com dados do Conselho Nacional de Justiça. Segundo esse levantamento, 83% das crianças têm mais de 10 anos e apenas 2,7% dos pretendentes aceitam adotar acima dessa idade.

Para a deputada Janaina Paschoal (PSL), coordenadora da frente parlamentar, pensar em maneiras de acelerar o processo de adoção, principalmente nos casos que favorecessem a adoção de crianças na primeira frase da vida, é tão importante quanto incentivar a adoção tardia.

“A demora no trâmite, o excesso de recursos em situações em que flagrantemente a família biológica não ficará com a criança, uma busca incessante de parentes que eventualmente queiram ficar com ela e o excesso de burocracia no processo de adoção podem prejudicar a criança”, disse, ao explicar que a Frente Parlamentar não tem como objetivo atrapalhar ou destruir o trabalho desempenhado na criação do Sistema Nacional de Adoção.

O deputado Estevam Galvão (DEM) considerou a frente uma ótima iniciativa que incentiva a discussão sobre o assunto. “Muitas dificuldades existem, mas quero crer que, com esse debate, nós possamos encontrar um caminho ou uma luz para a solução do problema”, disse.

Além dos já citados, também participou do evento o deputado Adalberto Freitas.

Fonte: Diário Oficial do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta