Deputada Janaina Paschoal recebe Vereador da cidade de Salto e trata de projetos – como homenagem ao cineasta Anselmo Duarte

A Parlamentar recebeu, na data de hoje (29), o Vereador Daniel Bertani e seu assessor João Pedro Silva Rodrigues, do município de Salto. Na ocasião, o Vereador apresentou várias propostas para a cidade; Dentre as propostas, a elaboração de uma estátua em homenagem ao saudoso cineasta Anselmo Duarte, ilustre cidadão também nascido na cidade do interior paulista.

Conforme lembrado no projeto, o cineasta nascido em 21 de abril de 1920, é o mais premiado da história do cinema brasileiro. Com uma trajetória cinematográfica que totaliza mais de 40 filmes, sua carreira se confunde com meio século de história do cinema nacional.

Foi em 1962, com Anselmo Duarte, que o cinema brasileiro viveu o ano mais glorioso de sua história: O Pagador de Promessas, dirigido pelo cineasta saltense, foi o filme mais premiado do mundo naquele ano. No festival de Cannes conquistou a Palma de Ouro, à época o prêmio mais cobiçado do cinema mundial. Foi premiado também nos festivais de San Francisco, Edimburgo e Catargena. Também recebeu a primeira indicação brasileira para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nas últimas décadas de sua vida, Anselmo Duarte voltou a residir em Salto. No dia 7 de novembro de 2009 veio a falecer, aos 89 anos de idade. Deixando um grande legado para a cultura brasileira.

Anselmo Duarte aos 26 anos.

Deixe um comentário

doze + 20 =